segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Funcionamento do Microfone



  A finalidade de um microfone é converter sons em sinais elétricos, para que estes sinais elétricos possam ser usados em circuitos eletrônicos como amplificadores, gravadores, transmissores, etc. O microfone é um dos mais antigos transdutores criados pelo homem, sendo dos mais usados atualmente.
   As ondas sonoras consistem de vibrações mecânicas de um meio natural e se propagam com uma velocidade que depende de diversos fatores, entre eles a natureza do meio. Assim, no ar, essas ondas são de compressão e descompressão, e se propagam em condições normais a uma velocidade próxima de 340 metros por segundo. Evidentemente, por serem ondas mecânicas, elas não podem excitar diretamente os circuitos eletrônicos, daí a necessidade de termos um dispositivo intermediário que faça sua conversão em eletricidade. Esse dispositivo é um transdutor eletroacústico denominado microfone.

Exemplar de um microfone.




Funções dos microfones:


•captação do som


•controle acústico
Técnico:
•saber escolher e posicionar

Funcionamento: Duas operações
onda sonora pressiona o diafragma, superfície capaz de sofrer pequenos deslocamentos para frente e para traz reproduzindo o movimento das partículas do ar
•o movimento do diafragma causa uma variação correspondente em uma propriedade de um circuito elétrico.


Tipo de conversão Þ tipo de microfone

                     Eletrodinâmica ou eletromagnética
microfones dinâmicos (bobina móvel e fita)

Eletrostática
microfones capacitivos (condensador)

Piezoelétrica
microfones a cristal e microfones cerâmicos

Resistência de contato variável
microfones de carvão (telefone)




Microfone capacitivo


•A pressão do ar desloca o diafragma,
•que modifica a espessura do dielétrico,
•que modifica a a capacitância
•que produz uma (fraca) corrente elétrica variável
•que é amplificada

                

               Dinâmico: Bobina móvel



•A pressão do ar desloca o diafragma,
•que movimenta a bobina
•que faz variar o campo magnético dentro dela
•que induz uma corrente elétrica variável na bobina



                Dinâmico: De fita


 •A pressão do ar desloca a fita,
 •que faz variar o campo magnético atravessando-a 
 que induz uma tensão variável nas bordas da fita.



Microfone de carvão (de telefone)





•A pressão do ar desloca o diafragma,
•que faz variar a densidade de partículas
•que varia a resistência elétrica
•que faz variar a corrente




Outros microfones

Microfone de cerâmica e Microfone de cristal
•ambos baseado no efeito piezoelétrico:
•deformação => corrente
Microfones especiais
•de superfície (contorno)
•miniatura
•estéreo


Características dos microfones

•Direcionalidade
•Resposta em freqüência
•Efeito proximidade
•Nível máximo de pressão sonora
•Sensibilidade
•Resposta a transitórios
•Impedância
•Nível de saída
•Robustez mecânica
•alimentação e polaridade da saída
•etc.



Direcionalidade 
Dependendo da resposta às diferentes direções de incidência do som, os microfones podem ser: 
1) Omnidirecionais
•captam igualmente sons de todas a direções – ex. microfone do console

2) Unidirecionais
•captam som somente de uma direção
•dividem-se em cardióide, super-cardióide, hiper-cardióide e shot-gun

3) Bidirecionais 
•captam som de duas direções opostas                              



Efeito de proximidade

Os unidirecionais enfatizam os graves quando 
usados perto da fonte sonora

•legal para bateria mas ruim para voz e outros
•solução: cortar graves na mesa ou usar microfones com “low cut” embutido.

Três fatores afetam a fidelidade de reprodução

Faixa de freqüência: quanto mais extensa mais fiel

Resposta suave: não deve possuir picos ou vales abruptos em nenhuma freqüência.

Resposta plana: a resposta deve permanecer no mesmo nível durante toda a faixa de freqüência. A reposta será a mesma para qualquer freqüência.


Aqui uma mostra do desenvolvimento de um microfone:




















  

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